Diante de cenários turbulentos ninguém quer investir dinheiro em algo arriscado. Muitas pessoas buscam um investimento com menos riscos e mais possibilidades de sucesso. Sabemos que empreender não é fácil, mas os riscos podem ser minimizados a medida que o modelo de negócio é definido e testado.
As franquias apresentam vantagens em relação aos novos negócios que ainda não foram testados no mercado. Elas são uma ótima alternativa para quem quer empreender e evitar riscos desnecessários. Conheça cinco bons motivos para abrir uma.
1 – Marca estabelecida no mercado
Ao investir em uma franquia, você adquire um negócio ou marca consagrados no mercado. Nos primeiros meses, época em que tudo é mais complicado e muitos empreendimentos fecham suas portas, você terá suporte e contará com o sucesso da marca que está representando. Isso traz vantagens competitivas e suporte para um bom retorno do investimento.
2 – Negócio testado
A grande vantagem de optar por uma franquia é a possibilidade de investir em um negócio com mercado e consumidores definidos.
3 – Assistência e treinamento contínuo aos franqueados
Quem busca uma franquia também busca conhecimento do mercado, apoio na seleção e treinamento de funcionários, além de dicas de gestão, conhecimentos adquiridos pelo franqueador em seus anos de atuação.
4 – Plano de negócio estruturado
Outro ponto positivo das franquias é que elas já possuem um plano de negócio definido. Muitas vezes, o empreendedor não tem tempo nem habilidade para definir todos os fatores que podem interferir no negócio. Contar com a experiência de um franqueador pode contribuir para o sucesso do seu negócio. Mas não esqueça de acompanhar a evolução do mercado ao estruturar o seu plano de negócio.
5 – Planejamento prévio dos gastos de instalação do negócio
Uma franquia pressupõe um padrão e um modelo a ser seguido. Sendo assim, os custos para implantação da unidade-piloto estão definidos pela franqueadora, o que contribui para o planejamento de gastos com a abertura do negócio e evite o comprometimento de seu fluxo de caixa.
Fonte: sebrae.com.br